|
Di Natale merecia uma Copa do Mundo vestindo as camisa da Udinese |
Aproveitando o gancho do ultimo texto sobre os atuais jogadores da Copa do Mundo que já passaram pela Udinese mas jogam por outros clubes atualmente , olhando de bobeira na internet , entrei no site do brasil Globoesporte.com, e lá achei uma reportagem tipo um raio x dos times que mais cederam jogadores na Copa do mundo na historia e pesquisei sobre a nossa Udinese e acabei descobrindo mais ex jogadores da Udinese que vestindo a camisa do clube foram pra cedidos para suas seleções para a Copa do Mundo, os italianos Iaquinta e Causio os únicos campeões a lista, vale ressaltar que a lista não está em ordem das Copas, agora ficou um pouco mais extensa porém vou falar um pouco novamente de cada um deles:
O primeiro jogador da lista e o costa riquenho Winston Park quis o destino ser o único talvez que não tenha uma foto ou registro com a camisa da Udinese, ele foi pra Copa de 2002. Ele foi revelado pelo Limonese , não atuou pela Udinese , foi pro Ascoli, ai rodou pelo Saturn e Lokomotiv da Russia, foi para o Slovan Liberec da Republica Tcheca, voltou para a Costa Rica para jogar no Ajaluense, voltou para a Europa jogou no Poli Timisonara da Romênia, jogou no Khazar e no Baku de Azerbaijão voltou para a Costa Rica e jogou por CS Uruguay, Sirriqueña, Limon e se aposentou no Santos Guapilés. Pela seleção de seu país foram 20 jogos e 3 gols marcados.
Começamos a lista com o atacante Sylambonga Nomvethe atuou pela seleção da Africa do Sul na Copa de 2002, revelado pelo clube do Africa Wanders , passou pelo Kaiser Chiefes antes de chegar na Udinese pelo clube de Udine foram apenas 20 jogos, o atacante não marcou nenhum gol, e não deu nenhuma assistencia, depois da Udinese, jogou pela Salernitana e no Empoli na Itália depois foi para o futebol sueco no Djurganden , voltou pra Africa do Sul para jogar no Orlando Pires, voltou pra Europa fazer 3 anos no futebol dinamarquês Alborg Bk, depois retornou para Africa do Sul onde jogou por Swallows, Amazulu e Uthonghi se aposentou em 2019. Pela seleção de seu páis foram 44 jogos e 10 gols marcados.
O próximo da lista e o atacante Oliver Bierhoff que atuou na Copa do Mundo em 1998 pela seleção da Alemanha vestindo as cores da Udinese, Bierhoff foi revelado pelo KFC Uerdingen , passou pelo Hamburgo, Borussia Mondglabach, Red Bull Salzburg e Ascoli antes de chegar na Udinese, pelo clube de Udine foram 96 jogos e marcou 63 gols, depois que saiu da Udinese, passou por Milan e Monaco e foi se aposentar no Chievo, ainda disputou a Copa de 2002. Pela seleção de seu país foram 70 jogos e 37 gols.
O próximo da lista e o argelino Yebda, o jogador foi revelado pelo Auxerre da França, passou pelo Laval, Le Mans, Benfica, Portsmouth, Napoli e Granada antes de chegar na Udinese, pela equipe de Udine na condição de emprestimo em 2014 foram apenas 11 jogos sem marcar nenhum gol depois passou pelo Al Fujairah do Emirados Arabes e se aposentou no Beleneses de Portugal. Pela seleção da Argelia 26 jogos e 2 gols marcados.
O próximo da lista e o lateral esquerdo argentino Mauricio Pineda foi revelado pelo Huracan e teve passagem pelo Boca Juniors antes de chegar na Udinese, pela equipe de Udine foram 3 passagens contando suas idas e vindas pós emprestimos 46 jogos e não marcou nenhum gol, pertecendo a Udinese foi emprestado para Mallorca, Napoli e Cagliari, seu ultimo clube foi o Lanus da Argentina. Pela seleção da Argentina foram 12 jogos e marcou 1 gol.
O próximo da lista e outro argentino , trata se do atacante Abel Balbo, revelado pelo Newell Old Boys em 1987 , passou pelo River em 1988 antes de chegar a Udinese em 1989, pela equipe de Udine foram 4 anos fazendo 144 jogos e marcando 70 gols. Depois que saiu foi pra Roma, Parma, Fiorentina, retornou para Roma e se aposentou no Boca Juniors.Pela seleção da Argentina disputaria mais duas copas a de 1994 e a de 1998 , fez 37 jogos pela seleção e marcou 11 gols.
Mais um argentino pra essa lista , agora trata se da lenda Roberto Nestor Sensini uma lenda da Udinese, assim como Balbo foi revelado pelo Newell Old Boys e chegou na Udinese 1988, saiu do clube para jogar na Lazio e no Parma antes de retornar para sua 2 passagem pela Udinese no qual se aposentou em 2005. Pela seleção da Argentina, foram 3 Copas do Mundo , 1990, 1994 e 1998 foram 60 jogos e não nenhum gol marcado.
O próximo da lista e um brasileiro, trata se do zagueiro Edinho que 1986 ainda como jogador da Udinese foi convocado pra Copa. O zagueiro foi revelado pelo Fluminense e ficou por 5 anos na Udinese e fez 138 jogos e marcou 22 gols pela Udinese. Depois foi pro Flamengo, voltou pro Fluminense e se aposentou no Gremio. Pela seleção do Brasil jogou três copas , 1978, 1982 e 1986 ao todo pela seleção foram 45 jogos e marcou 3 gols.
O próximo da lista e do elenco atual, trata se do camaronês Ebosse, o jogador foi revelado pelo Lens, passou pelo Le Mans e pelo Angers antes de chegar na Udinese, com contrato até 2027 veremos muito ainda o camaronês com descendencia francesa com a camisa da Udinese.
Depois de falarmos de brasileiro, argentino , agora falaremos de dois chilenos por partes que estavam na Udinese e foram a Copa, o primeiro e o niño maravilha Alexis Sanchez jogou a Copa de 2010 pelo Chile, o jovem marcou epoca na Udinese foram 115 jogos e 21 gols marcados . Depois que saiu da Udinese jogou no Barcelona, Arsenal , Manchester United, Inter de Milão e atualmente está no Olympique de Marselha. Pela seleção do Chile foram 152 jogos e marcou 49 gols.
O outro chileno da lista e o lateral direito Mauricio Isla, o defensor estava na Udinese assim como Sanchez em 2010. Pela equipe da Udinese foram 152 jogos e 7 gols. Depois que saiu da Udinese também rodou Juventus, Queens Park Rangers , Olympique de Marselha, Cagliari, Flamengo até retorna a Universidad Catolica do Chile. Pelo seu país ja foram 136 jogos e marcou 5 gols.
Ontem falamos um pouco dele, e hoje também, o zagueiro/lateral direito/lateral esquerdo Stryger Larsen em 2018 pertencia a Udinese na ultima Copa do Mundo, o jogador como falamos permaneceu 5 anos na equipe de Udine e atualmente está no futebol da Turquia. Pela seleção de seu país já tem 49 jogos e já marcou 3 gols. O defensor vai pra sua 2 Copa do Mundo
O dinamarquês de três clube assim podemos resumir a carreira de Martin Jorgensen revelado pelo AGF Aarhus da Dinamarca chegou em 1997 na Udinese e permaneceu até 2004 atuando duas vezes em Copa do Mundo vestindo a camisa da Udinese, depois acabou acertando com a Fiorentina e se aposentando no AGF Aarhus da Dinamarca. Pela seleção do seu país foram 102 jogos e 12 gols. Atuou nas Copas de 1998 e 2002.
O próximo da lista também e dinamarquês trata se do zagueiro Thomas Helveg, foi revelado pelo Odense BK da Dinamarca e chegou na Udinese 1993 ficou até 1998 fazendo 121 jogos com a camisa da Udinese marcando 5 gols, Depois jogou por Milan, Inter de Milão, Norwich, Borussia Mondglabach e se aposentou no Odense Bk . Pela seleção de seu país foram 108 jogos e marcou apenas 2 gols.
O próximo da lista e o goleiro Samir Handanovic, pra mim o melhor goleiro do século da Udinese jogou pela seleção da Eslovenia em 2010 enquanto era jogador da Udinese, pela equipe de Udine contando suas duas passagens pelo time principal foram 212 jogos, atualmente o goleiro está na Inter de Milão. Já pela seleção da Eslovenia foram 81 jogos.
O próximo da lista e o islandês Emil Halfredsson , o jogador foi revelado FH da Islândia, passou pelo Tottheham, foi pro Malmo, passou pelo Lyn da Noruega, Reggina, Barssley até chegar no Hellas Verona onde marcou uma era, chegou na Udinese em 2016 ficando em Udine por 3 anos saiu rapidamente para o Frosinone ficando apenas 6 meses mas acabou voltando para a Udinese ao todo foram 64 jogos marcou 1 gol. Depois foi pro Padova e atualmente está no Virtusvecomp Verona. Pela seleção da Islândia 73 jogos e marcou 1 gol.
O proximo da lista e o zagueiro servio Lukovic o jogador foi revelado Sloga Kraljevo, passou FC Borac, Estrela vermelha até chegar no Ascoli em 2006 , foi para a Udinese ficou por 3 anos e meio fazendo 112 jogos e não marcou nenhum gol depois foi pro Zenit e aposentou no Estrela Vermelha. Pela seleção da Servia foram apenas 23 jogos e não marcou gol.
O proximo da lista e o volante Valon Behrami, o jogador foi revelado pelo Lugano da Suíça passou pelo Genoa, Hellas Verona, Lazio, West Ham, Fiorentina, Napoli Hamburgo, Watford até chegar na Udinese, por lá foram apenas 2 temporadas fazendo 39 jogos e marcando 2 gols. Apos sair da Udinese passou pelo Sion da Suíça, Genoa e seu ultimo clube foi o Brescia. Pela seleção de seu país foram 83 jogos e marcou 2 gols.
Outro jogador que acabou marcando época na Udinese foi o suíço Gokhan Inler revelado pelo Basel passou por Aarau e pelo Zurich antes de chegar na Udinese pela Udinese foram 4 anos foram 162 jogos marcando 10 gols. Depois que saiu da Udinese atuou por Napoli, Leicester, Besiktas, Basakehir e atualmente esta no Adana também da Turquia. Pela seleção da Suíça foram 89 jogos e marcou 7 gols.
O próximo da lista e o volante Emmanuel Badu o jogador que passou por Berekun Arsenal e Asante Okoto de Gana e pelo Recreativo Huelva da Espanha fez uma carreira longa na Udinese 8 anos e meio atuou pela seleção de seu país na Copa de 2014. Pela Udinese nesse periodo foram 196 jogos e marcou 10 gols. Ainda pertecendo a Udinese teve dois emprestimos para o Busarspor da Turquia e o Hellas Verona, seu ultimo clube foi o Qingdao Huangdai da China. Pela seleção de Gana foram 78 jogos e marcou 11 gols.
Outro ganês da lista e o volante Kwadwo Asamoah, o jogador que foi revelado Liberty Professoanais de Gana, foi pro Bellinzona da Suíça e pro Torino antes de chegar a Udinese, pela equipe de Udine foram 4 anos fazendo 134 jogos marcando 8 gols. Depois jogou por Juventus, Inter de Milão e se aposentou no Cagliari. Pela seleção de Gana foram 74 jogos e 4 gols.
O atacante ganês Asamoah Gyan passou pela Udinese depois de ter sido revelado pelo Liberty Professoanis ele chegou ainda na base da Udinese foi emprestado duas vezes para o Modena pertecendo a Udinese e foi para a Copa do Mundo de 2006. Vestindo as cores da Udinese foram 40 jogos e marcou 11 gols. Depois foi pro Rennes da França, Sunderland na Inglaterra, Al Ain nos Emirabes Arabes, foi pra China jogar no Shangai Sips, voltou pra jogar no Al Ahli dos Emirabes Arabes, jogou na Turquia no Kayserispor da Turquia , jogou na India Northeand United e se aposentou no Leggon Cites de Gana, Pela seleção de Gana foram 109 jogos e 50 gols.
O ultimo ganês da lista e o volante Sulley Muntari que foi mais um ganês revelado pelo Liberty Professionais chegou para a base da Udinese e jogou 5 anos pela equipe principal fazendo 153 jogos marcando 9 gols. Depois passou pelo Portsmouth da Inglaterra, Inter de Milão, Sunderland, Milan, Al Itihhad da Arabia Saudita, Deportivo La Coruña , Albacete, atualmente se encontra no Hearts of Oak de Gana. Pela seleção de Gana foram 83 jogos e marcou 21 gols
.O primeiro italiano da lista e o meia Franco Causio que jogou e foi campeão da Copa de 1982 pela seleção italiana sendo o primeiro jogador da Udinese pertecendo a equipe de Udine campeão do mundo, o italiano foi revelado pelo Lecce , jogou pelo Sambenedeteesse, Reggina, Palermo , antes de se consagrar na , Juventus. Chegou na Udinese 1981 ficou apenas três temporadas fazendo 101 jogos e marcou 16 gols. Ainda passou por Inter de Milão, voltaria jogar no Lecce até se aposentar na Triestina. Pela seleção italiana foram 63 jogos e marcou 6 gols.
O proximo italiano da lista foi o meia Simone Pepe, revelado pela Roma passou pelo Lecco, Terramo, Palermo, Piacenza e Cagliari antes de se firmar de fato na Udinese. Pela equipe de Udine foram 128 jogos marcando 12 gols. Jogou a Copa de 2010 sendo atleta da Udinese, depois jogou por Juventus, Chievo e se aposentou no Pescara. Pela seleção da Itália foram 23 jogos e não marcou nenhum gol.
O centroavante Vincenzo Iaquinta foi outro campeão mundial vestindo as cores da Itália e sendo artilheiro da Udinese , o jogador que fez o trio de ataque do Di Natale e Di Michele atuou na Copa de 2006. Pela equipe de Udine fez 207 jogos e marcou 73 gols. Depois atuou por Juventus, Cesena. O ex atacante revelado pelo Padova fez 40 jogos pela seleção italiana e marcou 6 gols.
Nada mais justo termina nossa lista com Antonio Di Natale, o jogador que marcou uma epoca na Udinese atuou pela Copa de 2010 juntamente com Simone Pepe, foram 446 jogos com a camisa da Udinese e marcou 228 gols, números que colocam como o jogador com maior numero de jogos e gols com a camisa bianconeri. Pela seleção italiana foram 42 jogos e marcou 11 gols .Depois de se aposentar Di Natale virou técnico de futebol , quem sabe vemos um dia Totó Di Natale no comando técnico da Udinese?