domingo, 15 de maio de 2016

Totó para sempre

       
   A minha historia com a Udinese e meio parecida com o idolo Antonio Di Natale, nos conhecemos a Udinese no mesmo ano no longívuo ano de 2004 , e desde então o jogador teve propostas pra sair  da equipe, eu tive perguntas por que a Udinese? A Udinese não ganhou nada nesses 12 anos e ainda assim por que nos escolhemos a Udinese ficava a duvida , a Udinese nunca ganhou nada , qual e o jogador mais famoso? a resposta sempre era unica Di Natale , mas amanha sera um dia de afirmação há uma nova outra resposta e de choro em Udine ou como já diria a pagina Tifoni Udinese Per Mundo, no mundo todo que houver um torcedor da Udinese amanha 15 de maio sera um dia especial.
            Vamos contar a historia de Antonio Di Natale para os intimos Toto , o jogador foi revelado na equipe do Empoli na temporada 1996/1997 na ocasião o jogador atuou em apenas um jogo naquela temporada que marcaria a estreia dele no campeonato italiano. na temporada seguinte 1997/1998 ele foi emprestado ao Iperzola talvez foi o maior jogador da historia do clube porem na epoca era so mais um jogador qualquer porem quase 20 anos depois sairia como idolo como sai de Udine , la ele fez apenas 33 jogos e fez 6 gols.
             Na temporada 1998/1999 o jogador foi novamente emprestado dessa vez pra equipe do Varese , la ele ficou apenas por 6 meses onde atuou em apenas 4 jogos diante dessa falta de oportunidades foi repassado ao Esperia Viareggio onde teve grande destaque fez 25 jogos e marcou 12 gols media de quase 1 gol a cada 2 jogos. Essa temporada foi determinante para a sua volta para a equipe do Empoli.
           O ano de 1999/2000 foi a sua volta para Empoli depois da sua temporada de destaque no Esperia , ele voltou com muita moral nessa temporada atuou em 30 jogos e fez 7 gols. Ele permaneceu na equipe e na temporada 2002/2003 ele foi convocado pela primeira vez para a seleção italiana. Ele ficou na equipe do Empoli até 2004 onde fez 178 jogos e marcou 55 gols.
           
              O ano era de 2004 , o tecnico era Luciano Spaletti , ( hoje na Roma)  a Udinese acertava a contratação do atacante vindo do Empoli , Antonio Di Natale o jogador vinha de duas convocações para a seleçao italiana para formar a trinca de ataque juntamente com Vinzenzo Iaquinta e David Di Michele , e com esse poderio de ataque o time de Udine iria pela primeira vez e unica a fase de grupo das Champions League e Di Natale  logo na sua temporada inicial ele jogou 41 vezes e marcou 11 gols , uma curiosidade o jogador atuava com a camisa 9 nas suas duas primeiras temporadas em Udine.
              O ano de 2005 ficou marcado para Di Natale e seus companheiros a equipe ia a primeira vez desfilar em campos europeus na Uefa Champions League , o time comandando por Luciano Spaletti ele teve o previlegio de jogar no Campnou enfrentando o Barcelona  ( nesse jogo conheci a equipe da Udinese e virei torcedor até os dias atuais), que na época foi o campeão do torneio , passou aquela temporada .
             Ao termino daquela temporada o trio foi desfeito ,  Di Michele deixa a equipe da Udinese e permanece Di Natale que assume a camisa 10 que mantem até hoje e o centroavante Vincenzo Iaquinta , naquela temporada a equipe so conseguiu o máximo 10 colocação.
             Na temporada seguinte tentaram desfazer o ataque italiano se a Juventus conseguiu tirar Vincenzo Iaquinta as outras equipes não conseguiram tirar Di Natale de Udine , coincidencia ou não ele acabou a ganhar a faixa de capitão da Udinese , com a saída de Iaquinta teve sua dupla de ataque com Fabio Quagliarella e as vezes com o ganês Asamoah Gyan , essa temporada foi marcada pelo inicio da Tv Aberta a passar jogos do campeonato italiano e sua idolatria começava aos poucos em Udine.
         
           Temporada 2008/2009 o atacante Di Natale iria formar no ataque mais um jogador que viria ser importante em Udine , se trata de Fabio Quagliarella juntos levaram a Udinese para o local mais longe em ligas europeias , na epoca a equipe de Udine tinha jogadores se não fosse de nivel de seleção certamente no futuro quase todos ficaram famosos , como Cristian Zapata , Inler , Handanovic , Isla  e viria pra completar os poucos defeitos de Di Natale ,  Quagliarella seu nome foi especulado para voltar no inicio do ano , mas o retorno não veio de fato acontecer o final da atual temporada todos ja sabem.
             Sai Fabio Quagliarella vem Alexis Sanchez o melhor companheiro de dupla de Di Natale todos ja sabem como que foi resultados excelentes e a equipe foi comparada na epoca com o Barcelona da Itália , a equipe chegou ao 3 colocado em dois campeonatos e Toto Di Natale teve sua consagração foi artilheiro do campeonato italiano nas temporadas 2009/2010 e 2010/2011 e saiu Alexis Sanchez e Di Natale teve uma proposta pra sair para a Juventus mas ele permaneeu na equipe de Udine aumentando mais sua idolatria pelos torcedores.
           
Em 2012 foi o ano que talvez Di Natale passou mais perto da sua aposentadoria , devido a morte do seu ex colega de Udinese , Piermario Morosini o jogador pensou na hipotese de se aposentar com medo de acontecer o pior , devido a morte do ex volante Di Natale fincou mais um gesto de idolatria em Udine ,  como a irmã de Morosini que tem problema ele decidiu assumir a tutela dela para cuidar em homenagem ao ex companheiro de equipe.
             A atual temporada foi mais triste devido a morte do seu pai no inicio da temporada seu futebol teve sua pior temporada devido a problema de lesões a insistencia de Colantuolo e não colocar pra jogar então devido a isso o jogador atuou em  22 jogos e marcou apenas 3 gols , ele chegou a perder um penalti na partida contra o Genoa onde sua idolatria foi mais ameaçada nesses 12 anos de Udine.
          Hoje 15 de maio de 2016 sera especial em Udine , para a sua despedida outros dois também irão se despedir da equipe os italianos Mauricio Domizzi e Giovanni Pasquale , para essa ocasião muito especial a direção da equipe convidou Arthur Antunes de Coimbra para os intimos Zico , o ex jogador do Flamengo e da propria Udinese talvez estará nesse dia especial para Di Natale, agora fica o mistério no Friulli , sera a ultima vez que veremos um camisa 10 na Udinese? Em 726 jogos oficiais por tudos clubes e seleção ele marcou um total de 311 gols na carreira. O maior idolo da Udinese , o jogador com maior numero de gols e partidas com a camisa da Udinese o que podemos dizer e um muito obrigado Di Natale.

Um comentário: